Biografia

Candido Coutinho

Luiz Candido Gonçalves Coutinho nasceu na cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 08 de janeiro de 1952. É o quarto de nove filhos de Tertuliano José Gonçalves Coutinho e Ercilia da Cruz Costa Gonçalves, imigrantes portugueses da localidade de Fontes, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, região de Tráz-Os-Montes, Portugal, cuja chegada ao Brasil ocorreu em 21 de fevereiro de 1951. É pai de três filhos: Rafael Novo Coutinho, Juliana Novo Coutinho e Tiago Novo Coutinho, frutos do seu casamento com Sara Regina Novo Coutinho, falecida em 2004. Em 2006 casou-se novamente com Sonia Maria Anversa Coutinho, sua atual esposa.

Começou a escrever e publicou sua primeira poesia em 2004. Sua obra tem como temática: o existencialismo e o cotidiano. Como Escritor, foi incluído no Programa de Extensão do Curso de Letras da URI - Santiago - RS: Santiago do Boqueirão, Seus poetas quem São? http://www.terradospoetas.com.br/autores/67 onde tem publicadas algumas das suas obras. Também publica suas poesias no Blog Além do Bojador, http://candidocoutinho.blogspot.com/ e no Blog Recanto das Letras http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=70150, e https://www.facebook.com/pages/Candido-Coutinho-Autor-Independente/481151585228672

Em 2010 publicou o seu primeiro livro de poesias com o título “Luzes da Cidade” - Editora Livronovo de São Paulo.  ehttp://www.editoralivronovo.com.br/

Possui Graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Pós-Graduação em Comércio Exterior, também pela FURG, e em Gestão em Agronegócios pela UNIJUÍ.

É funcionário aposentado do Banco do Brasil onde exerceu os cargos de Gerente Geral de Agência e Educador Corporativo da UNIBB. Também foi funcionário da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, onde exerceu as funções de Técnico em Contabilidade e Chefe de Divisão.

Foi Professor Universitário da Faculdade Metodista de Santa Maria - RS, FAMES, Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA de Santa Rosa - RS, Universidade Regional Integrada – URI, Campus de Frederico Westphalen - RS e Universidade Regional Integrada - URI, Campus de Santiago - RS.

Atualmente, como Autor Independente, dedica-se a escrever poesias, contos e crônicas, dividindo o seu tempo entre a sua residência em Santa Maria-RS e a sua morada "Além do Bojador" na Praia do Cassino em Rio Grande-RS.