quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Qualidades e Defeitos




Quantas vezes sofremos e nos cobramos pelas coisas não darem certo acreditando que é em razão dos nossos defeitos.
Mas que defeitos?
Você já parou para pensar se realmente são defeitos?
É comum ouvirmos as pessoas falarem que muitas vezes acabam se indispondo com os outros e criando inimizades, ou então perdendo uma oportunidade de emprego ou relacionamento, por serem, por exemplo, tímidas e não exporem as suas opiniões ou francas por dizerem o que pensam.
Puxa, será que timidez e franqueza são necessariamente defeitos?
Eu acredito que não.
Nós achamos que é defeito é quando a nossa timidez ou franqueza nos causa prejuízos, no entanto, quando o fato de sermos tímidos ou francos nos causa benefícios e somos elogiados, então pensamos que são qualidades. Este entendimento nós adotamos para todas as nossas demais características pessoais que possuímos como ser teimoso, afoito, arrojado, exigente, etc.
Penso que as características que cada um de nós possui, não são necessariamente qualidades e nem defeitos, mas simplesmente características da nossa personalidade, que em determinada situação, dependendo do momento e das circunstâncias em que as utilizamos, podem gerar benefícios (qualidades) e em outras prejuízos (defeitos). 
Quantas vezes ouvimos das pessoas observações na forma de elogias como: 
- "Ela é uma pessoa especial e a sua timidez me encanta"; Diz o rapaz apaixonado da moça que esta namorando. Ou:
- "Gosto muito dele, pois é uma pessoa franca que diz o que pensa." Diz o rapaz que acabou de ouvir uma opinião favorável do amigo sobre um determinado assunto.
Ou então na forma de críticas, como:
- "Ela não vai conseguir, pois é uma pessoa muito tímida."; Diz a mãe sobre a filha a respeito dela arrumar um namorado e casar. Ou:
- "Ele é muito franco e acaba sempre magoando as pessoas". Diz o amigo magoado que acabou de ouvir uma opinião desfavorável do amigo sobre um determinado assunto.
Como podemos observar, as nossas características de personalidade tanto podem nos trazer benefícios quanto prejuízos nos nossos relacionamentos, porém são elas que moldam a nossa personalidade e que, bem ou mal, fizeram com que cada um de nós chegasse aonde chegou, o que não é pouca coisa.
Então, como não temos condições de modificá-las, e nem devemos, o jeito é procurarmos nos conhecer melhor e saber quais características que possuímos que podem nos trazer benefícios ou nos causar prejuízos e, assim, ter condições de utiliza-las bem e a nosso favor, de acordo com cada momento e cada circunstância.



Candido Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário