O sonho venceu o medo
Os montes ondulam a paisagem fria do inverno. Logo a neve cairá branqueando os cumes e trazendo uma paisagem de rara beleza.
Porém, os habitantes daquela Aldeia não têm tempo para admirar aquele espetáculo. O trabalho os espera. Homens e mulheres se debruçam nos campos trabalhando de sol a sol. A terra é a única fonte de sustento do lugar.
Porém, os habitantes daquela Aldeia não têm tempo para admirar aquele espetáculo. O trabalho os espera. Homens e mulheres se debruçam nos campos trabalhando de sol a sol. A terra é a única fonte de sustento do lugar.
As mãos calejadas e o corpo cansado pela lida, de vez em quando descansam e olham o horizonte na esperança de avistar algo novo, para logo baixar o olhar e seguir o trabalho.
As crianças desde cedo acompanham os pais no trabalho e os jovens sabem que aquele seria o seu futuro e a sua sina.
Seus avós tinham sido agricultores, seus pais também eram agricultores e eles também seriam e morreriam agricultores.
A história estava cristalizada.
Na Aldeia pobre e distante o trabalho era árduo e a rotina pesada. Não havia tempo nem recursos para pensar em estudar e buscar novas oportunidades.
No inverno suportavam o vento e o frio. No verão o sol escaldante.
Sonhavam com uma bela lavoura, porém a montanhosa e empobrecida terra não lhes permitia uma melhor colheita.
Por mais que se esforçassem o retorno era sempre uma lavoura escassa e pobre.
Humildes e cabisbaixos reconheciam e se conformavam com o que tinham. Queriam mudar de vida, porém faltava-lhes coragem. O medo do desconhecido impediam-lhes.
Pensavam: Era melhor ter pouco do que correr o risco de não ter nada. Estavam fadados a cumprir o seu destino. A falta de cultura e a labuta pela sobrevivência não os estimulavam a mudar de vida.
Porém, naquela mesmice, algo novo iria mudar para sempre a vida de uma família. Um casal de agricultores sonhou em ter uma vida melhor, em quebrar aquela sina, em dar a oportunidade de um
futuro melhor para os seus filhos.
Eles tomaram coragem e decidiram abandonar a sua distante e pequena aldeia e emigrar para o Brasil. Um novo país, uma nova terra,outras pessoas e novas oportunidades.
Eles reescreveram o futuro quebraram sua sina e construíram um sonho.
Foi uma decisão difícil forjada no silêncio e na solidão de suas mentes. Eles tiveram medo, porém tomaram a decisão que mudaria as suas vidas para sempre.
O sonho venceu o medo e a partir daquele momento eles estavam dando um novo futuro para os seus filhos.
Um futuro de esperança e prosperidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário