sábado, 8 de outubro de 2011

Tamanho não é documento...


A expressão acima, tão usada em nosso meio para justificar a tese de que nem sempre o maior é o melhor mais uma vez se confirmou. No dia 6 último foi divulgado o ranking das melhores universidades do mundo pelo  Times Higher Education (THE) e em primeiro lugar ficou o Instituto de Tecnologia da Califórnia localizado em Pasadena, região de Los  Angeles no estado americano da Califórnia. 
O Caltech, como é conhecido o Instituto superou instituições tradicionais como Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), Cambridge e Oxford.  
O curioso é que trata-se de um instituto pequeno se comparado à Universidade de Harvard, por exemplo, que no ano passado liderava o ranking. O Caltech tem 2.175 universitários matriculados, 967 em cursos de graduação e 1.208 na pós-graduação. Harvard, por sua vez, tem mais de 21 mil alunos, dez vezes mais a população acadêmica do instituto californiano.
Segundo o recifense Pedro Coelho, um dos cinco alunos brasileiros que estudam na instituição, o Caltech tem uma concentração anormal de pessoas entusiasmadas com ciência. A sensação é que o lugar respira ciência. O interessante é que os alunos não só são muito talentosos, mas também realmente gostam do que fazem e conseguem encontrar satisfação na vida científica desde uma fase muito jovem. O ambiente intelectual é bastante rico e existe uma cultura 'hands-on' [‘mão na massa’] de aprender ciência fazendo ciência, que acho que é um dos diferenciais daqui.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário